Curta metragem “Muros” será exibido no Al Janiah, em São Paulo, em 24 de maio

Muros (25min. 2015) será exibido no dia 24 de maio de 2018, às 19h30, no Al Jeniah, situado no bairro do Bixiga, em São Paulo. A sessão será seguida de debate com o fotógrafo Rogério Ferrari. Evento gratuito.

MUROS 1

O filme, dirigido por Camele Queiroz e Fabricio Ramos, relaciona Brasil e Palestina enquanto acompanha um fotógrafo que percorre favelas de Salvador. Gravado no Nordeste de Amaralina e no Calabar, traz a participação de Rogério Ferrari, fotógrafo baiano que conviveu e fotografou o povo palestino em Gaza, na Cisjordânia e nos campos de refugiados do Líbano e Jordânia, além de povos em luta em diversas partes do mundo. Ferrari põe em questão a violência, a precariedade social, urbana e arquitetônica de favelas brasileiras que, segundo ele, lembram, nesses aspectos, os campos de refugiados palestinos em que ele esteve. O curta revela a resistência e a afirmação da vida em bairros estigmatizados de Salvador, promovendo um encontro entre Cinema e Fotografia.

Rogério Ferrari, nasceu em Ipiaú na Bahia em 1965. É um fotojornalista, com formação em antropologia pela UFBA. Trabalhou para importantes veículos de comunicação nacionais, como Revista Veja e Revista Carta Capital e internacionais, como Revista Acción (Argentina) e Periódico El Tiempo (México), assim como para as agências de notícias Prensa Latina (Cuba) e Reuters. Desde 1986 desenvolve reportagens fotográficas no Brasil e em diversas partes do mundo que contemplam a resistência de povos e movimentos sociais.

O Al Janiah é um espaço político e cultural, com um bar e restaurante de culinária árabe no bairro do Bixiga; No lugar, mais da metade do quadro de trabalhadores é composta de refugiados da Palestina, da Síria, imigrantes de Cuba, Argélia, nordestinos e sulistas. Ali, arte, cultura, política, música e cinema se expressam criticamente por meio de eventos, cursos de filosofia, de idiomas, dança, teatro, lançamentos de livros, exibições de arte itinerantes, de filmes, shows etc. O nome da casa homenageia uma vila palestina de onde foram expulsos os pais do idealizador do espaço.

Um comentário sobre “Curta metragem “Muros” será exibido no Al Janiah, em São Paulo, em 24 de maio

  1. Republicou isso em BAHIADOCe comentado:

    Muros (25min. 2015) será exibido no dia 24 de maio de 2018, às 19h30, no Al Jeniah, situado no bairro do Bixiga, em São Paulo. A sessão será seguida de debate com o fotógrafo Rogério Ferrari. Evento gratuito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s